sexta-feira, 23 de abril de 2010



não sou como você!

Hum, que delícia um pão com manteiga quentinho no café da manhã... e no almoço... opa, e no jantar também?! E no café do dia seguinte?! E nos próximos dias todos?!?!?

Tive um professor que dizia que o comunismo não deu certo porque o ser humano gosta de ser diferente, precisa disso pra se motivar. E imitava um de um jeito engraçado as meninas russas: “ah, eu também quero um jeans rasgado!”

Ok, sei que não é simples assim, mas eu acho mesmo que existe uma forte necessidade humana de precisar se diferenciar. E se é fútil falar que as pessoas querem uma roupa bonitinha e um quadro ou porta-retrato que dão um tom personalizado ao seu cantinho, acho que ninguém discorda quando falo que pelo menos liberdade de pensamento a gente precisa, não é verdade?

Porque, infelizmente, o único socialismo que conhecemos até hoje proibiu fés, gostos, opiniões. O Viti sempre acrescenta: “e o capitalismo, deu certo?”. Concordo, o capitalismo se diz muito democrático, mas dita suas regras de um jeito mais sutil.

Qual o ideal? Acho que tá longe de tudo o que conhecemos. Eu definitivamente acho que o socialismo se perdeu na liberdade de expressão, e o capitalismo no excesso de ganância. E aí a desigualdade ficou excessiva.

Mas uma coisa eu tenho certeza: a gente gosta de expressar nossas diferenças. Com palavras, gestos, escrevendo num site ou até com roupas. Fútil? Não, se você considerar que tudo isso, inclusive a moda, são formas de expressão.

E é por isso que gosto tanto de estudar o comportamento das pessoas, a relação com a moda, e por isso acho tão interessante uma feira como a Bread and Butter, que rolou agora em janeiro em Barcelona. Diversidade total de estilos. De Melissa a Colcci, e Tokidoki a Levi’s. Muito interessante! (( viva MTV! ))

Por outro lado, fico apavorada toda vez que vou no shop, um lugar conhecido como apontador máximo de tendências. (( Salvador Shop no caso )) Não que eu vá lá todo dia, mas nas vezes que fui saí com uma sensação de vazio... Milhares de pessoas buscando o que vai ser moda, justamente pra fazer igual.

Me tocou quando perguntei a mainha quando coloquei meu sueter verde com meu shorts jeans e meu sapato de saltinho preto, se tava legal! Dava pra ver na carinha dela que tava alucinada e apavorada. pensei… Sim, sair do padrão às vezes é considerado perigoso…

Pão com manteiga é uma delícia, mas não seria lindo se todo mundo pudesse fazer uma paella maravilhosa quando quisesse?

Nenhum comentário: