quinta-feira, 22 de abril de 2010





Origem e disseminação do chá..

Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang.

Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os Portugueses que chegaram ao Japão em 1560.

Em breve a Europa começou a importar as folhas, tendo a bebida tornado-se rapidamente popular, especialmente entre as classes mais abastadas na França e Países Baixos. O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra) e pode ser situado cerca de 1660. Catarina patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino.

O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.

O chá é tradicionalmente classificado baseado na sua técnica de produção em:

* Chá verde - folha não oxidada nem murchada.
* Chá amarelo - folha não oxidada nem murchada, mas amarelada.
* Chá branco - folha murchada, mas não oxidada.
* Chá preto - folha murchada, esmagada e totalmente oxidada.
* Oolong - folha murchada e parcialmente oxidada.

Como Fazer Chá

Uma xícara de chá quente bem feita pode aquecer o coração e a alma de qualquer amante do chá, mas pode ficar muito amarga ou sem gosto se a infusão não for feita corretamente. Uma abordagem consciente na preparação do chá pode maximizar o sabor e os efeitos saudáveis do chá de Camellia sinensis.


Aprenda agora como fazer corretamente.

Aqueça a água até a fervura, em um recipiente não reativo.

Coloque um pouco de água fervente em xícaras onde quer que a infusão seja feita (cerâmica e porcelana retêm o calor bem). Cubra o bule com a tampa. Deixe descansar até aquecer e remova a água.

peneire.Fazer a infusão sem peneira ou infusor dá à erva mais espaço para se espalhar e liberar mais sabor. Comece com uma colher de chá por xícara, a não ser que tenha uma receita que diga o contrário. A quantidade depende da força do chá desejada, assim como seu gosto. Experimente.

Sirva o chá quente com leite, açúcar, limão e/ou mel.

Nenhum comentário: