Juscelino Kubistschek de Oliveira ( O Presidente Bossa-Nova)
Quem foi JK?
Foi um menino pobre que nasceu na vila mais rica do país, na época da corrida do ouro - Arraial da Tijuca - atual Diamantina. Seu pai o Sr. João César de Oliveira -casado com Júlia Kubistschek - no dia 12 de setembro de 1902- ex-delegado de polícia e caixeiro viajante- escreveu uma carta para seu primo: " Zino, nasceu ontem o futuro presidente do Braseil. O nome dele é Juscelino Kubistschek de Oliveira.
Júlia Kubistschek tinha 24 anos quando subiu ao altar com João César de Oliveira. Truxeram ao mundo três crianças: Eufrosina, que viveu poucos meses, Maria da conceição, apelidada de Naná, e o caçula Juscelino, um ano mais novo que a irmã, Nonô.
Em 1905 as coisas se agravaram para esta família, quando uma implacável turbeculose ceifou precocemente a vida de João César, aos 33 anos de idade.
Júlia Kubistschek, formada na Escola Normal de Diamantina, lencionava no vizinho destrito de Palha, onde andava quase dez quilômetros entre sua casa e o grupo escolar. carregando as crianças consigo depois do falecimento de seu esposo. sempre muito severa e enérgica tomou conta da educação de seus filhos. ( A RAINHA QUE DESAFIOU A SORTE ).
Somente em 1907, ela conseguiu ser tranferida para uma escola na cidade, por iniciativa do então governador de Minas, João Pinheiro. Desta data em diante, a vida melhorou muito para todos os Kubistschek. Júlia morreu em 1917, já perto de completar cem anos, sem se dar conta do sofrimento do filho que partiu para o exílio.
continua...
Foi um médico tinha um consultório de Urologista, casado com Sarah Luiza Gomes de Lemos.
Benedito Valadares! se não fosse a intervenção deste homem.. JK jamais deixaria seu consultório.
A influência de Benedito Valadares foi decisiva: em abril de 1934, JK aceitou filiar-se ao Partido Progressista de Minas Gerais (PP), com o objetivo de concorrer ao cargo de Deputado Federal nas eleições de outubro do ano seguinte. Foi o candidato mais votado de Minas Gerais e, em setembro assumiu o posto de secretário de partido do ex-governador do Estado, Antônio Carlos.
A partir de 1937, Benedito Valadares era um dos governadores e queria JK à frente da prefeitura de Belo Horizonte, mas este ainda estava ocupado com seu consultório. A ultima vez que manuseou um bisturi foi para operar o escritor Eduardo Freire de apendicite aguda, no Hospital São Lucas, de Belo Horizonte. Havia deixado de ser médico para se tornar político.
Como prefeito de Belo Horizonte, no entusiasmo dos seus 30 anos, tanto restaurou a capital mineira que acabou sendo apelidado de o "prefeito-furacão".
continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário